TRABALHANDO
COM A LOUSA DIGITAL.
Ao
integrar a lousa digital à metodologia de ensino e aprendizagem, tanto o
professor como o aluno beneficiar-se-ão com a qualidade de acesso, gestão e
apresentação dos conteúdos educativos. A transformação das possibilidades que a
lousa digital oferece em ações práticas dependerá da disposição e da
criatividade do professor em tornar sua metodologia de ensino mais dinâmica, a
fim de elevar a concentração e o envolvimento do aluno durante a aula. Para
Dulac; Alconada (2007), a versatilidade oferecida pelos recursos da lousa
digital deve ser aproveitada para aumentar o grau de atenção dos alunos, não
somente pelos conteúdos multimídia e interativos apresentados, mas também pelas
possibilidades de maior participação dos alunos nas atividades colaborativas
propostas. Os materiais produzidos com os recursos da lousa digital conseguem
abranger múltiplos estímulos, como a audição, a visão e o tato, considerando
que as pessoas possuem diferentes Estilos de Aprendizagem e que aprendem com
mais eficiência se mais de um sentido for mobilizado.
O
processo de ensino e aprendizagem pode ser considerado um dos temas principais
da educação, abrangendo vários tópicos em seu bojo, como a relação professor e
aluno, as metodologias de ensino, o sistema de avaliação, os recursos
didáticos, dentre outros. Esse processo é marcado pela complexidade, envolvendo
a formação de seres humanos, que por sua vez possuem características
específicas. A preocupação com os detalhes, o uso constante da lógica para
determinar a verdade, a busca de conceitos que expliquem os fatos e a
necessidade de se fazer várias atividades ao mesmo tempo, são exemplos de
diferentes características que cada pessoa pode possuir. Dessa forma, cada
indivíduo é diferente, não só fisicamente, mas em relação ao comportamento,
personalidade, gênero, nacionalidade, valores, gostos, experiências, talentos,
etc. Essas peculiaridades contribuem para que cada sujeito aprenda de um modo
pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário