PROJETO:
4 75 ANOS DO JACU,
FAZENDO HISTÓRIA.
32
ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL ÁGUIDA AMÂNCIO.
PERFIL DA
COMUNIDADE:
O
nome Jacu surgiu devido à existência de muitas aves de nome jacu que habitavam
nesta localidade, a qual apresentava grande parte da mata atlântica.
Os
primeiros habitantes foram os índios flamengos popularmente conhecidos como
índios “caboclos brabos”. Logo após chegaram os índios xucurus que fugiam do
litoral com a chegada dos Portugueses.
Segundo
informações, foi construída a primeira casa neste lugar em 1541 seis anos após
a fundação de Olinda como vila em 1535.
Vinham,
mensalmente, para esta localidade, padre e juiz. Os mesmos se deslocavam a
cavalo das suas devidas cidades. Passaram, também, por aqui, Lampião e seu
bando.
JUSTIFICATIVA:
O aniversário do Distrito do Jacu e da Escola
Águida Amâncio, para a sua população é considerada algo muito importante, já
que é a partir desse momento que o desenvolvimento do Jacu e da escola ganha
sua liberdade social, econômica educativa e política; e também para construir
sua cultura e seus próprios valores. Então por sermos membros integrantes dessa
comunidade e consideramos uma data tão especial para todos nós e também por ser
um momento oportuno para jovens, adultos e crianças conhecerem a história do
seu local, desenvolvemos este projeto com intuito de valorizar e conhecer a
história do JACU, já que a grande maioria nasceu nesta terra e seus familiares
também. Por isso é de grande relevância conhecer como tudo começou e como tudo
vem se desenvolvendo. O projeto será desenvolvido no período de 14 de março á
14 de abril de 2016.
- OBJETIVO GERAL:
Oportunizar
as crianças, jovens e comunidade a aquisição de conhecimentos sistematizados
sobre a origem e desenvolvimento da nossa localidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer a origem
do JACU;
· Apreciar a
cultura local;
· Conhecer o
desenvolvimento do espaço político-geográfico;
· Demonstrar suas
habilidades para desenhar e pintar;
· Desenvolver a
expressão oral e escrita;
· Reconhecer a
importância do trabalho consciente dos políticos para o desenvolvimento da
localidade.
CONTEÚDOS:
· Origem do JACU
. Arte e Cultura
· O Distrito: ontem
e hoje
· Os poderes executivos
e legislativos da localidade
· Como se
desenvolveu.
PROCEDIMENTOS
METODOLOGICOS:
· Levantamento do
conhecimento prévio do aluno
· Exposição oral e
documentária sobre a origem do JACU
· Conhecimento da
história da banda de pífano
· Conversa informal
sobre o espaço político-geográfico da localidade
· Realização de
palestra educativa
· Montagem de um
mural com fatos e historias do JACU: antes e hoje
· Apresentação de
cartazes com fotos e os respectivos nomes dos representantes do poder
legislativo da localidade
· Exposição oral
sobre o trabalho desenvolvido pelas políticas locais
· Apresentação de
um acróstico com o nome: JACU, interpretado e coreografado pelas crianças.
AVALIAÇÃO:
No processo de avaliação procuremos detectar, com
presteza, os conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento das habilidades
necessárias á formação de atitudes, conforme os objetos propostos. Também os
pontos que necessitam melhorar para a formação do educando.
CULMINÂNCIA:
Dia 14 de abril de 2016.
ÁS 18:00hs - APRESENTAÇÕES CULTURAIS- BANDA DE
PÍFANO DA COMUNIDADE; BANDA DE PÍFANO DA
ESCOLA; BANDA MARCIAL DA ESCOLA; GRUPO DE DANÇA DA ESCOLA; GINCANA ESTUDANTIL E
ÁS 20:00hs O CORTE DO BOLO NA PRAÇA. ÁS 20:30hs SHOW EM PRAÇA PÚBLICA.
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