domingo, 20 de março de 2016

                                   
                                       


                                      
                                                     PROJETO:

 4 75 ANOS DO JACU, FAZENDO HISTÓRIA.
32 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL ÁGUIDA AMÂNCIO.

PERFIL DA COMUNIDADE:

            O nome Jacu surgiu devido à existência de muitas aves de nome jacu que habitavam nesta localidade, a qual apresentava grande parte da mata atlântica.
            Os primeiros habitantes foram os índios flamengos popularmente conhecidos como índios “caboclos brabos”. Logo após chegaram os índios xucurus que fugiam do litoral com a chegada dos Portugueses.
            Segundo informações, foi construída a primeira casa neste lugar em 1541 seis anos após a fundação de Olinda como vila em 1535.
            Vinham, mensalmente, para esta localidade, padre e juiz. Os mesmos se deslocavam a cavalo das suas devidas cidades. Passaram, também, por aqui, Lampião e seu bando.

  JUSTIFICATIVA:
O aniversário do Distrito do Jacu e da Escola Águida Amâncio, para a sua população é considerada algo muito importante, já que é a partir desse momento que o desenvolvimento do Jacu e da escola ganha sua liberdade social, econômica educativa e política; e também para construir sua cultura e seus próprios valores. Então por sermos membros integrantes dessa comunidade e consideramos uma data tão especial para todos nós e também por ser um momento oportuno para jovens, adultos e crianças conhecerem a história do seu local, desenvolvemos este projeto com intuito de valorizar e conhecer a história do JACU, já que a grande maioria nasceu nesta terra e seus familiares também. Por isso é de grande relevância conhecer como tudo começou e como tudo vem se desenvolvendo. O projeto será desenvolvido no período de 14 de março á 14 de abril de 2016.
 - OBJETIVO GERAL:
Oportunizar as crianças, jovens e comunidade a aquisição de conhecimentos sistematizados sobre a origem e desenvolvimento da nossa localidade.
  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·  Conhecer a origem do JACU;
·  Apreciar a cultura local;
·  Conhecer o desenvolvimento do espaço político-geográfico;
·  Demonstrar suas habilidades para desenhar e pintar;
·  Desenvolver a expressão oral e escrita;
·  Reconhecer a importância do trabalho consciente dos políticos para o desenvolvimento da localidade.


CONTEÚDOS:
·  Origem do JACU
. Arte e Cultura
·  O Distrito: ontem e hoje
·  Os poderes executivos e legislativos da localidade
·  Como se desenvolveu.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:
·  Levantamento do conhecimento prévio do aluno
·  Exposição oral e documentária sobre a origem do JACU
·  Conhecimento da história da banda de pífano
·  Conversa informal sobre o espaço político-geográfico da localidade
·  Realização de palestra educativa
·  Montagem de um mural com fatos e historias do JACU: antes e hoje
·  Apresentação de cartazes com fotos e os respectivos nomes dos representantes do poder legislativo da localidade
·  Exposição oral sobre o trabalho desenvolvido pelas políticas locais
·  Apresentação de um acróstico com o nome: JACU, interpretado e coreografado pelas crianças.
  

AVALIAÇÃO:
No processo de avaliação procuremos detectar, com presteza, os conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento das habilidades necessárias á formação de atitudes, conforme os objetos propostos. Também os pontos que necessitam melhorar para a formação do educando.
  
CULMINÂNCIA:
Dia 14 de abril de 2016.

ÁS 18:00hs - APRESENTAÇÕES CULTURAIS- BANDA DE PÍFANO DA COMUNIDADE;  BANDA DE PÍFANO DA ESCOLA; BANDA MARCIAL DA ESCOLA; GRUPO DE DANÇA DA ESCOLA; GINCANA ESTUDANTIL E ÁS 20:00hs O CORTE DO BOLO NA PRAÇA. ÁS 20:30hs SHOW  EM PRAÇA PÚBLICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário