quinta-feira, 3 de março de 2016

ANO LETIVO DE 2016, ESCOLA EM AÇÃO.












PLANEJAMENTO É PRECISO.
  • Gestão da sala de aula.  Tematizar os procedimentos dos professores que mais funcionam nos diferentes momentos da rotina e asseguram que o clima seja de aprendizagem, cooperação, autonomia e envolvimento das crianças. Aqui, cabe discutir o momento do diversificado, a hora da história, a merenda, o parque, os conflitos entre os pequenos e outros temas do cotidiano escolar que envolvem a gestão da turma.
  • Intervenções nas brincadeiras. Fazer um estudo e reflexão sobre a necessidade de compreender que o lúdico permeia a maioria das propostas na Educação Infantil.
  • Oralidade, leitura, escrita, Matemática, Música, Movimento e Natureza e Sociedade. Estudar, refletir e planejar boas situações nesses eixos é muito importante, pois cada um deles tem muitas possibilidades de recorte e é preciso definir metas claras do que se espera que os professores sejam capazes de fazer ao final da formação.
          Antes de elaborar os planejamentos de cada eixo, o professor precisa mapear os saberes das crianças. Afinal, cada turma tem uma constituição muito particular, não é mesmo? É o diagnóstico inicial que nos dá dados precisos acerca dos conhecimentos dos pequenos quando começam as aulas, mesmo no caso daqueles que frequentaram a escola no ano anterior e, portanto, já são conhecidos da equipe.
          Será com base nas informações obtidas nesse levantamento que cada professor poderá ajustar as sequências, os projetos e as atividades permanentes de maneira que as situações didáticas assegurem o avanço na aprendizagem de todos



Nenhum comentário:

Postar um comentário