ATIVIDADE DE PERCUSSÃO, COM ALUNOS DA ESCOLA.
BANDA DE PÍFANO- DA ESCOLA;
BANDA MARCIAL- DA ESCOLA;
AULA DE MÚSICA ( VIOLÃO) - ESCOLA .
Objetivos e Conteúdos;
Objetivos
didáticos
•Promover o aprendizado do amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo.
•Estimular o contato do aluno com seu próprio corpo.
•Promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias.
•Estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo.
•Desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica
•Incentivar a capacidade de criação musical espontânea, individualmente e em grupo.
•Despertar no aluno a atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.
•Promover o aprendizado do amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo.
•Estimular o contato do aluno com seu próprio corpo.
•Promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias.
•Estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo.
•Desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica
•Incentivar a capacidade de criação musical espontânea, individualmente e em grupo.
•Despertar no aluno a atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.
Conteúdo
•Aquecimento: preparação
corporal para atividade com alongamentos, movimentos, respirações, vocalizações
e exercícios que trabalham a percepção, o olhar e o andar.
•Coordenação motora:
exercícios de independência rítmica, trabalhando a coordenação entre pés, mãos
e voz.
•Repertório de sons corporais:
tipos de palmas (grave, estrela, estalada, flecha etc.), estalos de dedo,
sapateados, vácuos de boca, estalos de língua, batidas no peito e bochecha,
percussão vocal, assobios, sopros, línguas fictícias, sonoplastia corporal.
•Montagem de ritmos: adaptação
de ritmos para o universo da percussão corporal. Os ritmos brasileiros (samba,
baião, maracatu, afoxé, etc.) são trabalhados com prioridade, além dos ritmos
de etnias diversas: funk, rock, salsa, reggae, música árabe, africana,
mediterrânea, latina, indígena, etc. Os ritmos são trabalhados individualmente
e em naipes (grupos), a criação é estimulada.
•Jogos: exercícios que
trabalham atenção, reflexo, memorização e relacionam sons com movimentos
(flechas, relógio, seqüência linear).
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