domingo, 5 de abril de 2015

EDUCAÇÃO INCLUSIVA











Atender as diferentes  necessidades dos alunos matriculados na rede pública de  ensino de forma responsável é, certamente, um dos maiores desafios que a escola tem de  enfrentar atualmente, uma vez  que  o paradigma  de  uma  educação inclusiva vem alcançando um espaço significativo no cenário da educação mundial. 
Neste contexto,  a  educação inclusiva  constitui uma proposta  educacional que  reconhece  e  garante  o direito de  todos os  alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Dessa forma, a  educação especial é  entendida  como um campo de  conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que  perpassa  todos  os  níveis,  etapas  e modalidades.  Realizando o atendimento educacional  especializado e  disponibilizando o conjunto de serviços,  recursos  e  estratégias  específicas que  favoreçam o processo de escolarização dos  alunos  com deficiência, transtornos  globais  do desenvolvimento e  altas  habilidades/superdotação nas  turmas  comuns do ensino regular,  e na  sua interação no contexto educacional,  familiar, social e cultural.

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