Atender
as diferentes necessidades dos alunos matriculados
na rede pública de ensino de
forma responsável é, certamente, um dos maiores desafios que a escola
tem de enfrentar atualmente, uma vez que o paradigma
de uma educação inclusiva vem alcançando um espaço significativo no cenário da
educação mundial.
Neste contexto, a
educação inclusiva constitui uma proposta educacional que
reconhece e garante o direito de todos os alunos
de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação
de qualquer natureza. Dessa forma, a educação especial é
entendida como um campo de conhecimento e uma modalidade
transversal de ensino que perpassa todos os níveis,
etapas e modalidades. Realizando o atendimento educacional
especializado e disponibilizando o conjunto de serviços,
recursos e estratégias específicas que favoreçam o
processo de escolarização dos alunos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação nas turmas comuns do ensino regular,
e na sua interação no contexto educacional,
familiar, social e cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário