sábado, 25 de abril de 2015

Capoeira e sua Importância Pedagógica











                     Capoeira e sua Importância Pedagógica
A capoeira é considerada uma modalidade de atividade física e de uma riqueza sem precedentes, que auxilia na formação integral do aluno; ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor dos educandos. A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar. Por existirem diversas concepções de capoeira, ela é caracterizada como multifacetada. Dentre suas inúmeras concepções, citamos algumas:
Capoeira Cultura: tombada como Patrimônio Histórico Brasileiro em 2008, e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo pela UNESCO em 2014, seus aspectos culturais se fazem presentes através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes literárias e cênicas.
Capoeira Música: não existe prática de capoeira sem musicalidade; ela está presente em todas as suas manifestações. Sendo assim, o trabalho de ritmo e musicalidade é fundamental para o pleno desenvolvimento da arte.
Capoeira Dança: as aulas, sempre ritmadas, podem ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da capoeira para a dança, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia dos alunos, tanto na parte prática como teórica.
Capoeira Esporte: como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para a competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
Capoeira Luta: representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de combate e de defesa.
Capoeira Educação: apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na educação especial, a capoeira encontra campo frutífero junto aos portadores de deficiência.
Capoeira Lazer: como prática não formal, através das “rodas” espontâneas realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo, etc., ela atua como ferramenta de liberação do stress, e confraternização entre amigos.
Capoeira Filosofia de Vida: muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia própria de vida, tendo a capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.
Apesar de termos enumerado algumas concepções de capoeira, acreditamos que ela deva ser ensinada sempre de maneira global, deixando que o educando busque a sua identificação em quaisquer dessas formas. Caberá ao professor um papel relevante: o de orientador, sempre estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo a suas potencialidades; o professor deve desenvolver sempre de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo social e cognitivo.
Conhecimento é domínio do corpo! Controlar a agressividade através de movimentos rápidos e precisos, e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente com movimentos suaves e flexíveis serão pontos identificados pelo educando ao iniciar a prática da capoeira.
Objetivo(s) 
- Descrever e executar movimentos da capoeira.
- Conhecer seus contextos de criação e prática.
- Identificar seus artefatos culturais (roupas, músicas e instrumentos).
Conteúdo(s) 
- Vivências corporais envolvendo a gestualidade da prática.
- As técnicas específicas.
- A origem e o percurso histórico da manifestação.

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