AÇÕES EDUCATIVAS DA SEMANA.
A escola é sem dúvida construída por sua comunidade – e, assim como o gestor ou a equipe diretiva da unidade tem
seu papel na organização do projeto escolar, é preciso que toda comunidade
esteja envolvida na implementação e construção do projeto. Assim, professores e
estudantes são fundamentais na articulação do projeto da escola e devem
participar ativamente da sua construção. Na Educação
Integral, todos são corresponsáveis e trabalham juntos na
construção de uma educação de qualidade.
Papel de professores
Em uma escola de
educação integral, a equipe de professores identifica
as expectativas e necessidades de desenvolvimento integral dos seus estudantes e
propõe ou articula oportunidades educativas capazes de atendê-las.
Assim,
cabe ao professor:
Coerência: atuar em sintonia com
o Projeto Político Pedagógico da escola, compreendendo seu papel e cumprindo
suas metas.
Integralidade: compreender o
estudante de forma integral, buscando identificar suas necessidades de
desenvolvimento no nível intelectual, físico, emocional, social, cultural.
Reconhecimento: conhecer a realidade
do aluno, da sua família e da comunidade em que a escola e estes estudantes
estão inseridos.
Empatia: acolher as diferenças,
reconhecendo que cada estudante é único, aprende de uma forma diferente e vive
em um contexto próprio.
Sonhos: conhecer os
interesses, anseios e/ou o projeto de vida dos seus alunos e apoiá-los a
alcançar seus objetivos.
Tempo Integral: considerar o estudante durante todo o
tempo em que está na escola e não apenas na sua sala de aula.
Cumplicidade: conhecer as famílias
de seus alunos, dialogar com elas e criar vínculos para fortalecer o seu
desenvolvimento integral.
Trilhas: construir roteiros educativos
que integrem disciplinas tradicionais com atividades complementares, saberes
acadêmicos e populares, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
Colaboração: trabalhar de forma
colaborativa com outros professores da escola, criando comunidades de
aprendizagem para compartilhar desafios e propor estratégias articuladas que
respondam às demandas do desenvolvimento integral.
Relacionamento: estabelecer uma
relação mais igualitária e dialógica com seus alunos, reconhecendo seus saberes
e legitimando a sua capacidade de contribuição com seu próprio processo de
desenvolvimento.
Mediação: ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento,
provocando o aluno a aprender a partir de seus próprios questionamentos.
Pesquisa: convidar o estudante a
perceber a realidade como objeto de estudo.
Protagonismo: promover o
protagonismo do aluno como autor e proponente do seu próprio processo
pedagógico.
Participação: colaborar com a equipe gestora no
sentido de apontar necessidades de infraestrutura, propor projetos e ações
inovadoras e se envolver com atividades do programa que extrapolem a sua sala
de aula.
Acompanhamento: avaliar continuamente
os processos de ensino-aprendizagem,
em conjunto com seus estudantes, estimulando que reconheçam o que precisam
fazer para alcançar seus objetivos individuais e coletivos.
Aprendizagem: admitir que pode errar e aprender enquanto ensina, inclusive com seus
alunos.
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