Segundo a Bíblia,
seu nome original não era Pedro,
mas Simão. Aparece ainda
uma variante do seu nome original, Simão
Pedro, no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10:18) e na II
Epístola de Pedro (II Pedro 1:1).
No Evangelho de João (João 1:42), Cristo muda seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
No Evangelho de João (João 1:42), Cristo muda seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
A
mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham
importância de acordo com a Igreja Católica emMateus 16:18 (a chamada "Confissão de Pedro"), quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as
portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava
Simão à rocha. Desta forma, Cristo foi o fundador da Igreja Católica, fundada
sobre Simão Pedro e sendo-lhe concedido, por este motivo, o título de
"Príncipe dos Apóstolos". Esse título é um tanto tardio, visto que
tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde,
suplementando o de Patriarca(agora
destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma.
Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a
Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos
"Apostólica" e "Romana".
Existem
diversas interpretações protestantes sobre o significado deste versículo.
As igrejas do protestantismo histórico,
argumentam que a "pedra" referida seria a confissão de fé de Pedro,
isto é, que Cristo é o Messias6 . As igrejas pentencostais e neopentencostaisargumentam recentemente que a
pedra é o próprio Jesus. Em ambos os casos afirma-se que na tradução da Bíblia
em grego,
a palavra para pedra é "petra", que significa uma "rocha grande
e maciça", a palavra usada como nome para Simão, por sua vez, é
"petros", que significa uma "pedra pequena" ou
"pedrinha". Porém em grego, inicialmente as palavras
"petros" e "petra" eram sinônimos no primeiro século e no Evangelho segundo Mateus original em aramaico,
língua falada por Jesus e pelos apóstolos, a palavra para rocha ou pedra é Kepha, enquanto a palavra para
pedrinha é evna, o que
Jesus disse a Simão foi “tu és
Kepha e sobre esta kepha construirei minha igreja.”
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